sexta-feira, setembro 14, 2007

FRAGMENTOS DO LIVRO MULHERES CORREM COM OS LOBOS (PARTE I)

"Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixamos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas"
Clarissa Pinkola Estés

"(...) de viver uma vida natural, uma vida em que a criatura tenha uma integridade inata e limites saudáveis. Essas palavras, mulher e selvagem, fazem com que as mulheres se lembrem de quem são e do que representam (..)"
Clarissa Pinkola Estés

"O arquétipo da Mulher Selvagem, bem como tudo o que está por trás dele, é o benfeitor de todas as PINTORAS, ESCRITORAS, ESCULTORAS, DANÇARINAS, PENSADORAS, REZADEIRAS, de todas as que procuram e as que encontram, pois elas todas se dedicam a inventar, e essa é a principal ocupação da Mulher Selvagem. COMO TODA ARTE, ELA É VISCERAL, NÃO CEREBRAL. Ela sabe rastrear e correr, convocar e repelir. Ela sabe sentir, disfarçar e AMAR PROFUNDAMENTE. Ela é INTUITIVA, TÍPICA E NORMATIVA. Ela é totalmente essencial à saúde mental e espiritual da mulher."
Clarissa Pinkola Estés

0 desavergonhados: