sexta-feira, março 07, 2008

Julgar

O último aprendizado que eu tive foi não julgar, não emitir opiniões sobre outras pessoas sem ter (o que eu acho que posso ter) o conhecimento total das situações que as envolvem. Como isso é praticamente impossível é melhor me abster de julgamentos e comentários.
Fui julgada e quem me julgou, julgou pela aparência lógica de uma situação. Isto é outra coisa: acho que devemos aprender a nos proteger e deixarmos sempre bem claro situações que podem ser dúbias.
E pela omissão, pela dubialidade (existe essa palavra?) o meu julgamento foi pela aparência da situação.
Ainda bem que deu tempo de reparar. Mas já imaginou o estrago que a gente pode fazer com outrem sem saber realmente o que está acontecendo? E sem buscar coletar informações que julgaremos suficientes??
Será que existe informação suficiente? E a verdade existe?
A verdade se mantém quando pensamos na vida sob a égide da subjetividade?

1 desavergonhados:

Kiara Guedes disse...

Amiga, intrigante e descabida essa sua pergunta. Intrigante por falar de tantas coisas e "descabida" pq quem somos nós (por mais pretensiosos...)pra poder responde-la. Estariamos julgando fácil uma situação?rsrs
O julgamento é mesmo cruel, mas tbm faz parte de nossa carga íntima e acredito que temos sim é que tentar diminuí-lo ao mínimo, mesmo que meu mínimo, assim como nossa verdade, não sejam os mesmos. Bjs