segunda-feira, julho 23, 2007

100 escovadas antes de dormir

Ontem fomos almoçar na casa da minha irmã, eu, um amigo, o namorado dela e minha mãe. Lá pelas tantas fui alugar uns dvd's. Escolhas comunitárias: deu a louca na chapeuzinho, o 100 escovadas, os infiltrados e babel.
Primeiro vimos o da chapeuzinho vermelho... de desconfiada eu até que gostei... dei boas risadas..
Depois pedi pra ver o 100 escovadas. Já tinha lido o livro que não sei porque cargas d'água trocaram o título do filme. O livro é 100 escovadas antes de ir para a cama e o filme 100 escovadas antes de dormir. Tem coisa no mundo que não tem explicação mas me intriga. Alguns amigos me dizem que de vez em quando eu solto uma pergunta absurda, que ninguém poderia responder. Já tive uma amiga que me disse isso com raiva: Pô Luciana, tu me fazes cada pergunta!!! Eu não sei responder!!! Como eu vou te responder isso?!? Fiquei chocada. Chocadíssima. Realmente, nem eu poderia responder, apesar de que eu faço a pergunta com tanta fé que vão me dar uma resposta. Bem...quando eu percebi o absurdo de minha pergunta eu disse pra ela: Let, realmente eu faço perguntas absurdas, sem pensar, mas sabe, não precisa ficar com raiva, basta me dizeres: não sei! Acho que ajustamos as coisas a partir daí... e virei motivo de gargalhada e gozação cada vez que sai uma pergunta dessas.
Esse meu novo amigo, o Alex, de vez em quando me olha assustado e diz: como eu vou saber disso? Como eu já tinha a consciência dou risada e já contei pra ele de minha mania. Ele também tem as suas...quem não tem mania? E que mania não é absurda?
Mas, voltando ao filme. Lógico, óbvio que o livro é melhor que o filme, isso não se compara. Não existem bolinhas de pensamentos dos personagens nos filmes. Ah!!! Importante dizer que a estória é real. Não sei se porque já tinha lido o livro eu já esperava o teor do filme, mas as pessoas se chocaram. Estranho.
O filme conta a estória de uma garota entre 14 e 16 anos (fiquei na dúvida por informações truncadas) que, ao se sentir só, uma solidão mais do que existencial, e ao descobrir o prazer que seu corpo poderia lhe proporcionar, ela então começa uma viagem ao mundo das sensações e do erotismo.
O filme não vulgariza o sexo e nem a garota. Isso eu gostei. Seria muito fácil resvalar para o vulgar. Acho que foi uma abordagem sutil, uma forma de expressão de sugestão de alguns fatos e o resto fica por conta da imaginação de quem está assistindo. Eu, por exemplo, viajei bastante.. Não sei os outros, ainda não temos intimidade suficiente para trocarmos idéias... Pior é manter a cara de paisagem nas cenas mais quentes e as palavras que vinham na garganta e voltavam para o estômago.
O que mais Melissa buscava? Será que ela buscava algo ou isso eu que quero? (Melissa é a personagem principal). Acho que a busca dela é atávica em todas as sociedades. Melissa buscava amor. E tudo mais decorrente do fato de ser amada.
Agora, linda é a simbologia das 100 escovadas no cabelo. Quando eu li o livro as 100 escovadas, para mim, era o retorno dela à sua inocência, a sua pureza, a sua integridade, ao encontro consigo mesma. E o filme me passou isso com mais uma característica, escovando o cabelo ela também escovava a sua alma e se refazia de suas experiências.
Interessante também o diário. E a falta de cuidado com a guarda do diário. Mas não estou com vontade de falar sobre isso agora.
Já vou agora. Não quero mais brincar disso. rss

2 desavergonhados:

Anônimo disse...

taí... deu uma vontade enorme de assistir o filme da melissa. gosto de como tu escreve, paraense.

Luciana Castelo Branco disse...

Obrigada baiano!!
É recíproco: eu tb gosto do jeito que vc escreve!
Assista o filme e depois me conte..
beijos pra ti